Fundação Nadir Afonso com inauguração prevista para Novembro de 2014

Data: 2014-09

na4

A sede da Fundação Nadir Afonso, um edifício em betão branco com projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira, está a ser construída em Chaves, tendo a inauguração prevista para Novembro de 2014.

O edifício da Fundação foi concebido em homenagem ao Mestre Arquitecto, Pintor e Filósofo Nadir Afonso, juntando assim dois nomes maiores das artes em Portugal. É constituído entre outros espaços por atelier, salas de exposição, auditório, biblioteca e irá albergar o espólio do Arq. Nadir Afonso.

O edifício está implantado na margem Norte do Rio Tâmega em zona inundável em caso de cheia, como tal as cotas de funcionamento são elevadas em cerca de três metros, relativamente às cotas do terreno. Esta elevação é conseguida apoiando o edifício numa série de paredes com disposição e orientação, aparentemente aleatórias que, quais palafitas laminares, o soltam do terreno.

A estrutura é constituída por um conjunto rígido de paredes e lajes em betão armado aparente branco com capacidade para vencer os grandes vãos das vigas e consolas-parede do piso. Para a construção desta estrutura foram utilizadas aproximadamente 700 toneladas de cimento branco CEM II/A-L 52,5N (br) a granel, fornecidas pela SECIL.

 

Registo Fotográfico

  • na1
  • na2
  • na3